
A chegada de um novo bebê proporciona a todos sentimentos como alegria, amor, carinho e também nos faz pensar na segurança e proteção desse novo membro tão frágil e delicado.
Normalmente os pais se preocupam em proteger o berço e as quinas dos móveis com almofadas, colocar protetores nas tomadas, sempre passar protetor solar e manter as vacinas em dias, dentre outros exemplos de cuidado e proteção.
E na hora de andar no carro? Será se existe a mesma preocupação com a segurança e proteção do seu filho?
Veja a seguir qual é o equipamento mais adequado para cada faixa etária. Se você ainda estiver grávida, preparamos um artigo especial para você, mostrando até quando uma mulher grávida pode dirigir.
Bebê Conforto
Esse é o primeiro equipamento que será utilizado e é adequado para bebês até os 12 meses. O correto é fixar o mesmo virado para o banco de trás, pois nessa idade a criança ainda não possui firmeza no pescoço e uma freada brusca ou batida pode causar uma lesão grave na coluna cervical se o equipamento estiver voltado para a frente.
Cadeirinha
É utilizada por crianças de 1 até os 4 anos. Deverá ser instalada preferencialmente na parte central do banco traseiro. Como as crianças nessa idade dormem bastante ao andar de carro, o ideal é que esse equipamento possua apoio para a cabeça e tenha também ajuste de inclinação para acomodar melhor o seu filho quando ele estiver dormindo no carro.
Assento de Elevação
Esse é o último equipamento a ser utilizado antes da criança poder usar somente o cinto de segurança. É indicado para pessoas de 4 a 7 anos de idade. O principal objetivo desse equipamento é elevar a criança para que ela fique em uma altura ideal de forma que não exista o risco de sufocamento pelo cinto de segurança. Outro benefício é que o cinto de segurança ficará bem acomodado ao corpo proporcionando maior proteção em caso de acidentes.
Agora que você já conhece todos os tipos de equipamentos a serem utilizados, escolha o melhor e acostume o seu filho a utilizar desde o primeiro dia. Ao sair da maternidade, já coloque-o no bebê conforto.
Não seja irresponsável ao ponto de querer levar o bebê nos braços ou solto dentro do carro, pois quando o assunto é segurança, não deve existir exceção, ou você está preparado(a) para arcar com o trauma e as consequências de passar o resto da sua vida sem o seu filho ao seu lado? Pense bem nisso.