
O carro automático parece ser um sonho que se tornou realidade, principalmente para quem mora nas grandes cidades e sofre com o trânsito diário. Nada mais chato do que ficar pisando na embreagem e mudando a marcha a cada 2 minutos. Por isso, essa facilidade acaba sendo uma opção tão desejada.
Mas você sabe como funciona um carro automático? O que significa cada letra no câmbio? E como cuidar para que o veículo tenha uma vida útil prolongada? Então veja agora algumas dicas essenciais sobre carros automáticos:
- O que significam as letras que estão no câmbio?
Essa é a parte mais importante da utilização do câmbio automático e requer atenção, mesmo parecendo fácil. Normalmente, há 4 letras no câmbio e cada uma tem uma função específica:
N – Neutral: neutro, mais conhecido como ponto morto. Essa marcha é usada quando o carro está parado. Não é para ser usada em um farol, mas pode ser acionada quando estacionar por poucos minutos, num local de embarque e desembarque, por exemplo. Não bloqueia as rodas de tração.
P – Park: é a letra usada quando o carro for estacionado. Após colocá-lo na vaga e parar por completo, mude a marcha para esta letra, puxe o freio de mão e desligue o motor do carro. Ela bloqueia as rodas de tração.
D – Drive: é a mais utilizada no câmbio. Quando o carro estiver em movimento, a marcha precisa estar posicionada no D, fazendo a função do motorista se resumir apenas frear e acelerar.
R – Reverse: marcha ré. Usada quando você precisa dar ré no veículo.
E não se esqueça do mais importante: é preciso ter a certeza de que selecionou a opção certa. Não basta apenas olhar para alavanca: confirme a posição selecionada no visor luminoso do painel.
- Como dirigir um carro automático?
Agora que você já conseguiu aprender as funções da marcha, chegou a hora de colocar os ensinamentos em prática. Para ligar o carro, pise no freio e dê a partida com a marcha ainda no P. Assim que o motor estiver ligado, mude a marcha de P para D.
Com a marcha no D, solte o freio de mão – que pode ser a alavanca normal, localizada entre os bancos, ou um pedal na parte esquerda. Tire o pé do freio e vá acelerando lentamente. Alguns carros, só por tirar o pé do freio, já começam a andar, por isso, atente-se ao modelo que você está guiando. Nunca solte o pé do freio parado num farol, no trânsito ou em situações parecidas, pois pode haver choques com o veículo da frente sem ao menos perceber.
- Como estacionar o carro automático?
Outro processo bastante comum realizado com o carro automático e que causa dúvidas é na hora de estacionar. Para realizar esse procedimento, vá freando lentamente até o carro estar totalmente parado. Feito isso, coloque a marcha na posição N e depois P, acione o freio de mão e desligue a chave.
- Utilizando a marcha ré
O uso dessa marcha é simples e se restringe apenas ao carro estar totalmente parado para executar a mudança de marcha. Por exemplo, na hora de fazer uma baliza. Pare o carro completamente e mude do D para o R. Não mude as marchas com o carro em movimento, pois podem causar danos futuros na caixa de transmissão.
E depois dessas dicas, ficou mais fácil? Então que tal colocá-las em prática? Mas lembre-se, segurança e respeito em primeiro lugar, vamos juntos fazer um trânsito melhor para todos!
Com informações de: https://www.minutoseguros.com.br/blog/carro/saiba-como-utilizar-o-cambio-automatico