
É muito comum saber de pessoas que realizou todas as aulas em alguma autoescola, seguido de provas práticas, concluindo todo processo de habilitação e por fim recebendo a tão desejada Carteira Nacional de Habilitação.
Para muitos, todo o processo de aprendizagem nos centros de formação de condutores resulta em uma eficiência. Aprendem tudo e conseguem sair aptos, prontos para dirigir. Porém, há casos em que a pessoa sai habilitada da autoescola e adquire certo medo na direção.
O medo de encarar o volante, sem a presença de alguém do lado para auxilio, é tido como um desafio para as pessoas recém-habilitadas e sem muita prática. Para isso o treinamento para habilitados é uma solução para tal problema.
A prática na direção varia de pessoa, é uma operação gradativa e conquistada aos poucos. E com esse ponto, os centros de treinamentos surgem como uma solução alternativa para resolver esse probleminha do medo.
As primeiras aulas são realizadas no veículo da nossa escola. Compreendem a prática das seguintes atividades:
Controle do veículo: Esse é o ponto primordial. Afinal de contas, o aluno vai ter que manter o controle da direção sempre.
Redução de Marchas: Cada marcha pertence a uma escala de velocidade. Muitos alunos inexperientes na direção costuma esquecer e acabam falhando nesse ponto.
As demais aulas são realizadas no veículo em que aluno irá utilizar. O mesmo deverá está com uma integral regularidade (documentação e mecânica). E as sequências das aulas estão subdivididas com as seguintes etapas:
Adaptação: Fazer todo o reconhecimento inicial de tudo que compreende o veículo é a forma para uma boa conduta. O aluno poderá deixar personalizados alguns dos itens como posição do banco e retrovisores.
Manobras: Tudo o que estará em volta do espaço deverá ser perceptível ao aluno. Com isso toda e qualquer tipo de manobra deve ser feita com cautela e sem causar danos no que está ao redor.
Todas essas etapas valorizam e determinam a independência, trazendo absoluta segurança do condutor. Temos total transparência na prova (de nivelamento do domínio de direção) e com o instrutor para um fácil aprendizado. E claro, fazer com que o mesmo perca o medo de dirigir.