
1- Manter os pneus calibrados
Caso você NÃO siga essa dica, o consumo pode aumentar em até 20% segundo Renato Romio, chefe do Laboratório de Motores do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Paulo.
O ideal é que você faça a calibragem de todos os pneus no mínimo 1 vez por semana. A pressão correta que deve ser utilizada está escrita em um adesivo que normalmente fica na lateral da porta do motorista ou na parte interna da tampa do tanque de combustível.
2- Deixar o porta-malas vazio
Sabe aquela bolsa cheia de coisas que está no carro há muito tempo e você não usa? Pois é... Quanto mais peso você levar no carro, mais combustível será gasto.
Existe um estudo do Centro de Pesquisas da Petrobrás (CENPE) estimando que a cada 50 quilos de peso morto que você leva no seu carro, o consumo de combustível aumenta 1%.
3- Acelerar e frear suavemente
Quanto mais forte você pisar no acelerador, mais rápido vai gastar o combustível. Quando o sinal abrir, por exemplo, não precisa acelerar muito forte, como se estivesse querendo disputar corrida com o carro que está ao lado.
Por outro lado, se você já está em velocidade, procure não ficar freando desnecessariamente e aproveite a energia já adquirida pelo carro. Quer um exemplo prático?
Se você já tentou empurrar um carro desligado, sabe que precisa de muita força para colocar o mesmo em movimento. Depois que ele saiu do lugar, a força para manter seu movimento é bem menor.
Acelere e freie suavemente para sentir no seu bolso uma economia aproximada de 15% a 20%.
Observação: Em situações de emergência que exijam uma frenagem em menor espaço, é claro que você vai precisar pisar fundo no freio.
4- Evitar a “Banguela”
Antigamente quando os carros tinham carburador, andar na banguela realmente ajudava a economizar combustível. Hoje em dia, com o advento da Injeção Eletrônica isso não acontece mais.
5- Uso consciente do Ar condicionado
Sabemos que em Manaus é praticamente inviável deixar de utilizar o ar condicionado nos nossos carros. Entretanto, podemos fazer um uso mais eficiente e econômico.
Por exemplo: Utilize insulfilm nos vidros do seu carro e, ao invés de colocar o ar condicionado na potência máxima, selecione a intensidade média e tenha o mesmo conforto térmico com economia aproximada de 15%.
Se você for pegar a estrada, é mais econômico andar com o ar condicionado ligado e as janelas fechadas do que abrir as mesmas. O
motivo é o elevado atrito causado quando as janelas estão abertas. Então, viaje com conforto e economia.
6- Troca de Marcha
Cada modelo de carro possui uma velocidade ideal para fazer a mudança de cada marcha, levando em consideração o melhor torque e a eficiência do motor. Procure no manual do proprietário do seu carro quais são essas velocidades e as utilize, pois assim você consegue evitar o aumento do consumo em até 30%.
7- Fazer a Manutenção Preventiva
O carro é uma máquina de alta tecnologia que precisa das condições ideais para ter o melhor desempenho. Portanto, é fundamental que você faça a troca do óleo e filtro de óleo do motor, filtros de ar, de combustível e dos cabos e velas de ignição.
As justificativas são simples: Para o combustível queimar, precisa de ar. Se o filtro de ar está velho e sujo, vai entrar menos ar e gastar mais combustível. Precisa também de uma faísca que é fornecida pelas velas de ignição. Se as velas estiverem velhas, o combustível será jogado fora sem queimar. O filtro de óleo e o óleo necessitam ser trocados para que o motor funcione com o menor atrito possível, reduzindo o esforço necessário para manter o carro em movimento.