
Com cartaz colado no carro, motorista recém-habilitada pede paciência no trânsito e descobre que as pessoas estão propensas a oferecer apoio nas ruas e nas redes sociais.
A gaúcha Débora Corrêa vêm chamando a atenção pelas ruas de Curitiba, no Paraná, ao levar e buscar seu filho, de dois anos, de carro para a escola. Ao experimentar a direção sozinha pela primeira vez desde que conquistou a habilitação, há sete meses, ela contornou o medo deixando os demais motoristas avisados sobre sua estreia no trânsito: “Sou recém-habilitada. Agradeço a paciência!”, escreveu em um cartaz, colado na traseira de seu veículo.
Formada em administração de empresas, a jovem, de 32 anos, levou um tempo até adquirir a carteira de motorista. A primeira tentativa foi quando ainda morava no Rio Grande do Sul, há dez anos, mas não chegou a concluir as aulas. Sem parentes na nova cidade e com o marido viajando, no momento, ela precisou tomar uma atitude esta semana.
"Quando meu filho nasceu, em Curitiba, eu senti a necessidade de começar a dirigir e passei a ver a importância disso porque já precisei de ajuda de outras pessoas. Dessa vez, meu marido foi para São Paulo e eu precisava buscar o Guilherme na escola. Pensei até em pegar um Uber, mas decidi fazer o cartaz semelhante a um que tinha visto há anos. Tomei coragem e fui. Até o porteiro me desejou boa sorte e as pessoas foram muito gentis comigo no trânsito " - conta Débora.
Perto de sua casa, uma ladeira íngreme ainda é a parte mais desafiante para Débora no trajeto até a escola — que se estende por cinco quilômetros —, assim como as ruas de grande movimento. E o carro, segundo ela, chegou a parar no meio da subida por duas vezes, ontem e hoje. Mas os treinos vão continuar, garante.
"Eu estou muito orgulhosa de conseguir dirigir. Nós vivemos em um mundo tão machista e isso acaba deixando as mulheres inseguras no trânsito. Várias estão me procurando para contar que também sentem medo e estou feliz em poder servir de inspiração para elas. Agora eu pretendo pegar o carro sempre que tiver oportunidade; meu marido vai ficar só observando" - diz.
Após a fama inesperada nas redes sociais, a partir de uma publicação contando o feito no Facebook, Débora espera que a moda pegue e, quem sabe, vire lei.
"Em alguns países, como o Japão, os novos motoristas usam um adesivo obrigatório no carro indicando que têm carteira de habilitação provisória. Isso seria muito útil por aqui, já que as pessoas costumam andar sempre com pressa e estressadas no trânsito" - frisa.
Com informações de:
https://oglobo.globo.com/brasil/com-cartaz-colado-no-carro-motorista-recem-habilitada-pede-paciencia-no-transito-20888181