
Você sabia que dirigir com sono é equivalente a dirigir embriagado? A Academia Brasileira de Neurologia (ABN) divulgou o resultado de uma pesquisa onde se descobriu que 20% dos acidentes de trânsito são causados por sonolência e que a maior incidência deles é durante a madrugada e após o almoço. Veja a estatística dos acidentes causados por falha humana:
93% dos acidentes são causados por falha humana. As maiores causas dos acidentes:
1- velocidade
2- álcool e drogas
3- fadiga e sono
4- desatenções
Então o DETRAN adverte, somente dirija se tiver condições para fazê-lo, pois você é responsável pela sua vida e pela vida de todos os outros no trânsito. Fique atento as dicas para dirigir bem:
1 – Se você estiver dirigindo por 4h consecutivas, lapsos de atenção tendem a acontecer mais, já com 8h temos o déficit de atenção e a possibilidade de acidente é duas vezes maior.
2 – A fadiga e o sono oferecem riscos maiores, pois podem seguidos de acidentes graves e gravíssimos. Tudo piora quando existe também a ingestão ou uso de drogas e bebidas alcoólicas.
3 – Para uma boa noite de sono, recomenda-se ter de 7 a 8h de sono à noite, pois o organismo consegue se recuperar e reparar. Essa é a condição para que na manhã seguinte você possa dirigir bem e com atenção.
4 – Persistir na direção veicular sob fadiga e sono é colocar sua vida, patrimônio e a vida de terceiros em altíssimo risco. Nessas condições o acidente é eminente.