Aprender a dirigir, no começo é difícil. Ter atenção em várias coisas ao mesmo tempo, dentro e fora do veículo, causa pânico em muita gente.
A ansiedade é característica marcante em quem tem medo de dirigir. Essas pessoas costumam pensar lá na frente, no que pode vir acontecer de negativo. O medo de dirigir, presente na vida destas pessoas, não significa incompetência em seus aprendizados, ao contrário do que alguns pensam.
O medo de dirigir pode, sim, ser superado em apenas 6 etapas. E, para isso, é necessário provar para si mesmo que a realidade não é bem assim. A superação deve ser feita aos pouco e de forma tranquila. Uma dica inicial é criar metas gradativas, para não gerar nervosismo em excesso.
Traçar objetivos, de forma bem estabelecida, como fazer um pequeno percurso no quarteirão do bairro é uma iniciativa que vai crescendo até trazer mais confiança pra si. E uma etapa fundamental nesse processo é controlar o nervosismo, fazendo pequenos exercícios de relaxamento como, por exemplo, utilizar a técnica da Respiração Diafragmática
Um detalhe interessante é que, a maioria dos condutores que tem algum tipo de medo na direção são pessoas caracterizadas pela sua responsabilidade. Mantém a preocupação com outros, são pessoas organizadas, detalhistas, dedicadas, e grande parte são mulheres. Apresentam um perfil com boas qualidades.
Em cada um é encontrado um problema que é percebido por outros. Todos nós possuímos algum tipo de medo, e esse pequeno pânico na direção do veículo deve ser respeitado pelos demais, contudo isso pode ser resolvido por meios simples.
É muito comum de encontrar casos de pessoas recém-habilitadas terem esse pânico. Caso o medo seja tão forte, é necessário um acompanhamento especializado para ajudar nesse problema. Com força de vontade, somos todos capazes de vencer o medo.
