Avenida Tefé, nº 419
Cachoeirinha | Manaus/AM

(92) 3636-1240 (92) 99262-5230

Entre em contato com a gente :D

* Campos obrigatórios
Redução de Marchas Passo-a-Passo

Redução de Marchas Passo-a-Passo

12/11/2019


Redução de marchas é o grande bicho-papão daquelas pessoas que precisam, desesperadamente, enfrentar o dia-a-dia no trânsito congestionado e, nesse artigo, de forma super simples, nós vamos te ensinar como reduzir as marchas em esquinas, quebra-molas, ladeiras ou em qualquer outro obstáculo que você precise.


Antes de mais nada queremos mandar um Salve! Salve! mais que especial para todas aquelas mulheres que não têm mais medo de dirigir e que pegam o trânsito, enfrentam congestionamento, obstáculos ou qualquer outra situação desafiadora no dia a dia.


E você que quer dirigir o quanto antes também pode superar as suas dificuldades. Para isso basta você:


1- Querer dirigir e pedir ajuda
2- Aprender as técnicas corretas
3- Colocar em prática o que aprendeu


Peça ajuda para o seu parente, amigo, vizinho ou até mesmo ao seu marido. Vale tudo nessa hora, só não vale ficar sem dirigir. Se eles não conseguirem te ajudar e se você mora em Manaus-AM, vem com a gente aqui na Cachoeirinha que em menos de 30 dias vamos te ensinar a dirigir pela cidade toda. Garantimos isso pra você.


Aproveita também para se inscrever em nosso canal no YouTube pois toda semana tem vídeo novo e, se você estiver inscrita e ativar o sininho, será notificada quando o vídeo for lançado.


Para você poder reduzir a marcha corretamente, precisa entender que Quem determina qual a marcha você deve utilizar é a velocidade do carro, e não o obstáculo pelo qual você vai passar.


A importância de reforçar isso é porque normalmente as pessoas exigem que você decore, por exemplo, que em todo quebra-molas você passa de segunda marcha ou que em toda esquina tem que reduzir para primeira e na ladeira se você estiver de terceira marcha tem que reduzir para a segunda para poder subir.


Mas a realidade é que nada disso precisa ser decorado. Você só precisa estar atenta à velocidade do seu carro para poder engatar a marcha necessária naquele momento e de acordo com a velocidade que você estiver andando.


Você sabia que não é o acelerador que faz o carro ganhar velocidade? Surpresa? Vou explicar...


Vamos supor que, com a primeira marcha engatada, você acelere até o fundo. Certamente o carro não passará de 40 km/h. Se você quiser aumentar a velocidade, e chegar aos 100 km/h, por exemplo, precisa também aumentar as marchas até a quinta ou sexta marcha, dependendo do modelo do seu veículo.


Quando você acelera você aumenta a força disponível para ser usada. Se quiser ir mais rápido, precisa aumentar a marcha para poder transformar essa força em velocidade. Então, marcha para aumentar a velocidade e acelerador para fornecer a força necessária.


Eu até brinco dizendo que o nome correto deveria ser "forçador" e não acelerador (kkkkkkk).


A redução segue a mesma lógica: se você diminuir a velocidade também vai ter que diminuir a marcha, para se adequar à nova velocidade.


Nós podemos diminuir a velocidade do carro de duas formas diferentes:


A primeira, super comum, é utilizando o freio, ou seja, você deixa de acelerar e começa a frear suavemente.


A segunda forma de diminuir a velocidade é apenas deixando de acelerar. Desse jeito, o freio motor vai ajudar a diminuir a velocidade do carro e uma hora ele para.


Quando você deve usar uma forma e quando deve usar a outra?

Você vai soltar o forçador, digo, o acelerador e usar o freio quando precisar parar o carro em um curto espaço mas, quando o espaço à sua frente é bem grande, basta deixar de acelerar que aos poucos o carro vai perdendo velocidade.


Qual marcha devo engatar após o carro perder velocidade?

Você deve usar a primeira marcha quando o carro estiver bem devagar, quase parando, tipo como se tivesse uma pessoa caminhando ao seu lado. Se essa suposta pessoa estivesse correndo, a marcha a ser utilizada deveria ser a segunda e se a pessoa estiver mais rápido do que isso, aí sim você utiliza a terceira marcha. Essa é uma referência que vale para qualquer tipo de veículo e você não precisa ficar focada no velocímetro porque, se você fizer isso, vai ter dois problemas: o primeiro é que você vai ter dificuldade com as trocas em ladeiras e também em carros com motores mais potentes. Normalmente essa dica de autoescola somente pode ser aplicada em carros 1.0 e no plano. O segundo problema é que a 40 km/h, por exemplo, o carro percorre 11 metros em apenas 1 segundo. Se você demorar só 1 segundo olhando o painel, o carro anda 11 metros sem você ver o que está acontecendo e pode acabar batendo no carro da frente se ele frear. A 60 km/h as coisas são ainda piores pois o carro anda 17 metros em apenas 1 segundo.


Na hora de fazer a redução você não é obrigada a voltar marcha por marcha. Você pode pular a ordem de uma marcha para outra, por exemplo, de quarta você pode pular direto para a segunda, sem passar pela terceira ou, então, se estiver de quinta ou sexta marcha você pode pular direto para primeira, contanto que a velocidade do carro seja compatível com a velocidade dessa marcha que você vai engatar, lembra? como se tivesse uma pessoa caminhando ao seu lado, ou correndo...


Qual é o procedimento correto para executar a redução de marcha?

A primeira coisa a fazer é diminuir a velocidade do carro. E, como eu já disse anteriormente, podemos fazer isso de duas formas diferentes: apenas deixar de acelerar se você tiver bastante espaço à sua frente ou então pressionar o pedal do freio para perder velocidade em um espaço mais curto.

Quando o veículo estiver chegando à velocidade desejada, você aperta a embreagem até o fundo (mantendo o pé no freio com a mesma intensidade de antes).

Para terminar, engata a marcha correspondente à velocidade desejada, solta o freio todo e a embreagem somente até a metade. Acelera para o carro ganhar um pouco de força e depois solta o restante da embreagem enquanto continua acelerando.


Eu gravei um vídeo especial mostrando como fazer as reduções de marcha corretamente. Clique Aqui para assistir ao vídeo em nosso canal.


Agora, é só praticar isso que ensinei antes de ir para o trânsito intenso. Procura ir para uma avenida bem larga e sem trânsito para você repetir bastante todas as reduções de marcha até você conseguir fazer sem errar nada.


Depois que já tiver prática, aí sim você vai executar isso no trânsito intenso. Lembre-se que para subir uma escada, você vai degrau por degrau. Com a direção não é diferente. Uma coisa de cada vez, com calma e sem queimar etapas pois no final você alcança o seu objetivo.


Comenta aqui embaixo se você ainda tiver alguma dúvida e também como foi a sua experiência ao colocar em prática aquilo que ensinei.


Depois que você se inscrever em nosso canal lá no YouTube, não esquece de ativar o sininho.